Como está a saúde em Guimarães? vereadores visitam hospital para saber

Na última quarta feira (dia 10/04) os vereadores Altemar Tavares, Anderson Avelar e Magno do Cumã fizeram uma visita no hospital municipal Maria Alice Coutinho. Na ocasião foram recebidos pela diretora do hospital, Marinalva, que esclareceu alguns assuntos que foram discutidos na câmara pelos parlamentares como, por exemplo, o fato do soro antiofídico ficar na secretária de saúde e não no hospital, dificultando assim, o atendimento rápido dos pacientes.

A diretora informou que esse procedimento não depende de decisão dela, e sim, se trata de uma norma nacional de saúde onde os remédios controlados tem que ficar na secretaria de saúde por precaução. Na ocasião ela apontou vários outros problemas de burocracias que atrapalham o atendimento aos pacientes e que infelizmente não depende da direção do hospital para serem resolvidos.

O vereador Magno do Cumã indagou sobre uma emenda de 500 mil reais que o hospital ganhou para realização de melhorias na sua estrutura física e que ainda não foram feitas. A diretora informou que o valor recebido não dá para fazer a reforma necessária que hospital precisa, que o Prefeito (Osvaldo Gomes) esta buscando juntamente com deputados e o próprio Estado, mais recursos para que possam efetivamente iniciar os trabalhos. Ela informou também que estão tentando recuperar o laboratório, que já avaliarão e que se tudo der certo em maio já estará funcionando e que com muito esforço, conseguiram colocar uma assistente social para atender no hospital.

Os vereadores indagaram também sobre a manutenção das ambulâncias, atualmente o município conta com seis veículos, porem apenas dois estão funcionando. Qual seria o problema?

Em resposta, a diretora comunicou que o hospital não conta com nenhum tipo de verba para fazer as manutenções dos veículos, que essa responsabilidade é da prefeitura, que os pedidos para concertos e manutenção já foram feitos.

Uma visita à secretária de saúde foi marcada pelos parlamentares para mais esclarecimento sobre problemas encontrados no local, como por exemplo a ausência de um computador com impressora no hospital.